Foi com enorme pesar que a REDESPP (Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Politécnico Público) recebeu a notícia do falecimento do eminente docente e investigador da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa), Professor Catedrático aposentado Antonio Paula Brito (1932-2019).

Na sua vida académica e pública sempre dedicada ao desporto, distinguiu-se pelo desenvolvimento da Psicologia do Desporto em Portugal evidenciando uma sólida atitude de defesa de uma formação humana e democrática. A sua ímpar personalidade, influenciou e agregou colegas e estudantes, empaticamente, semeando profundas e sinceras amizades solidificadas pela sua cativadora personalidade, generosidade, disponibilidade, cooperação e sabedoria, com todos os que com ele se cruzaram. A ele lhe devemos, entre inúmeras iniciativas, a criação do Gabinete de Investigação Aplicada no Instituto Nacional de Educação Física, o Gabinete de Estudos da Direção-Geral dos Desportos e o Laboratório de Psicologia do Desporto (ISEF/FMH), bem como a fundação da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, da qual era Presidente Honorário. Igualmente a inúmera literatura que com todos partilhou e as motivações que foi plantando, na área científica em que foi um brilhantíssimo precursor em Portugal.

Foi condecorado em 1996 com a medalha de mérito desportivo pelo Estado Português, pelo desenvolvimento da Psicologia do Desporto em Portugal, bem como pela Féderation Internationale d’Education Physique, tendo ainda (em equipa) recebido o prémio Pffizer, da Sociedade Portuguesa de Ciências Médicas. A REDESPP identificou a participação ativa do Professor Catedrático António Paula Brito em diversas escolas da rede, em seminários, congressos, júris, programas e ações de formação, e, também, em órgãos e conselhos científicos.

Com a sua intervenção e aconselhamento de enorme sabedoria, auxiliou as escolas no seu percurso institucional e científico. À família enlutada, a REDESPP apresenta as suas mais sentidas condolências.